Alastor - The Dark Tower

Na verdade, já tenho este álbum na lista desde Novembro/Dezembro do ano passado, mas uma sucessão de pequenos infortúnios atrasou a sua entrada nos meus ouvidos até à semana passada. Agora, já com algumas rodagens completas, finalmente me encontro em condições de me pronunciar acerca deste The Dark Tower, o sexto LP do grupo.

Alastor é, em certa medida, o irmão mais novo de Decayed, no sentido em que a sonoridade e os temas são muito semelhantes. Talvez o principal compositor Desecrator ande a pedir algumas ideias ao José Afonso (por acaso até são parecidos...). Adiante. Em The Dark Tower, Desecrator e companhia levam-nos numa viagem que envolve raparigas inocentes e rituais satânicos, sendo que as várias introduções e excertos nos ajudam muito a entrar no espírito da música. Comparando este álbum com o mais recente de Decayed, The Burning of Heaven, há sem dúvida uma forte ligação musical e estética, o que não retira mérito ou qualidade à música. É um bom ponto de partida para quem gosta de uma das bandas e quer conhecer melhor a outra. Em ambos os casos, os riffs são o fio condutor do álbum, e há vários de qualidade em TDT. As letras em português são um elemento que assenta muito bem na música, descrevendo rituais a uma pobre rapariga que a certa altura diz que não tem mal nenhum ser cristã, o que desencadeia uma trovoada de riffs que a enviam para os confins do inferno. Este exemplo dá-nos uma ideia do que podemos esperar do álbum no geral, e nesse aspecto, considero que é um esforço bem conseguido.

A mistura está bem equilibrada, balanceando a guitarra, baixo, e bateria, com um bom volume para a voz, que tem um tom bastante ríspido e agressivo. Considerando que no total de 47 minutos, cerca de 6 são para curtas introduções e diálogos, o álbum flui com naturalidade. O uso de excertos de filmes como introdução a variadas faixas é já um clássico do J.A. e não só uma imagem de marca, mas é um acessório que funciona muito bem no seu intuito de criar uma atmosfera que nos coloca com muito mais facilidade no centro da música.

Comentários